
Em 21.05.2020, tive a satisfação de conversar com o meu amigo, o professor Israel Rutte, sobre Lavagem de Dinheiro e Cooperação Internacional, em live em nossos perfis no Instagram. Além de docente do Centro Universitário Santa Cruz, em Curitiba/PR, onde nos conhecemos quando lá ensinei, Israel é advogado, doutorando em Direito Penal (Universidade de Buenos Aires – Argentina) e mestre em Direito (PUC/PR).
Por cerca de 50 minutos, falamos desde a ideia base do que se entende por lavagem de capitais, a origem da sua nomenclatura, situações em que ela ocorre, a evolução do tratamento do tema no Brasil nas perspectivas legislativa, institucional e doutrinária. Também abordamos como a lavagem se relaciona com a cooperação internacional, os conceitos fundamentais desta, tratados que cuidam do assunto, entre outras questões, com a apresentação de exemplos e discussões de problemas práticos.
Como o Instagram não me permitiu fazer o upload do arquivo da live, resolvi criar o meu canal no YouTube, em que poderei compartilhar vídeos com a minha participação, especialmente sobre temas relacionados à Justiça Criminal. Ali disponibilizei a íntegra desse diálogo ocorrido em 21/maio e que se desenvolveu, digamos, com alguma dose de emoção devido à intensa redução repentina da carga da bateria do meu celular logo no começo da conversa. No final das contas, deu tudo certo (ufa!).
Para assistir ao vídeo da live no YouTube, clique aqui. Aproveite e também se inscreva no meu canal para ser avisado de novas postagens.